2 min 3 dias

Mato Grosso do Sul iniciou 2026 em estado de atenção para arboviroses. Dados oficiais apontam dois casos confirmados de dengue e 130 notificações sob investigação em todo o Estado. As informações constam no boletim da 1ª semana epidemiológica, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) na noite de quinta-feira (15). Até o momento, não há registro de mortes por dengue.


🦟 Dengue: vacinação avança, mas casos seguem em monitoramento

De acordo com o levantamento, já foram aplicadas 201.633 doses da vacina contra a dengue no público-alvo. Ao todo, o Ministério da Saúde enviou 241.030 doses ao Estado.

O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A imunização é destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, faixa etária considerada mais vulnerável a complicações e internações causadas pela doença.


⚠️ Chikungunya também preocupa autoridades de saúde

Além da dengue, o boletim epidemiológico aponta 131 casos prováveis de chikungunya, com dois já confirmados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Até agora, não há registros da doença em gestantes.


🏥 Orientação à população

As autoridades de saúde reforçam a importância de não recorrer à automedicação. Pessoas que apresentarem sintomas compatíveis com dengue ou chikungunya devem procurar imediatamente uma unidade de saúde municipal para avaliação e acompanhamento adequados.


📊 Panorama de 2025 acende sinal de alerta

No ano anterior, 2025, Mato Grosso do Sul registrou 14.126 notificações de dengue, com 8.461 casos confirmados. No período, foram contabilizadas 20 mortes, além de nove óbitos que ainda permanecem sob investigação.

Fonte: https://www.campograndenews.com.br/brasil/cidades/mato-grosso-do-sul-tem-dois-casos-confirmados-de-dengue-e-130-suspeitos