3 min 3 horas

Alunos de Mato Grosso do Sul estão participando da etapa nacional do World Robot Olympiad (WRO), o maior campeonato de robótica do mundo, que ocorre anualmente em mais de 90 países. A competição deste ano acontece na cidade de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, reunindo projetos inovadores em diversas categorias.

Duas equipes do Colégio Mon Géant, de Campo Grande, estão na disputa, na categoria Future Innovators, voltada para o desenvolvimento de soluções criativas e projetos teóricos de robótica e tecnologia.


Projetos inovadores de alunos entre 8 e 12 anos

As equipes Bot Géant e Mon Android, compostas por alunos de 8 a 12 anos, apresentam projetos que envolvem robótica, programação e desenvolvimento tecnológico, demonstrando competências em disciplinas como matemática e ciências aplicadas.

Além disso, as equipes já conquistaram reconhecimento na Olimpíada Brasileira de Robótica, sendo premiadas como a melhor escola particular na etapa sul-mato-grossense. O trabalho é fruto de uma parceria entre o colégio, professores especializados e a Robomind, empresa responsável pelo apoio técnico e materiais de robótica.


Sobre o World Robot Olympiad

O WRO tem como objetivo estimular o interesse de crianças e adolescentes por ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). As competições envolvem desde missões práticas com robôs autônomos até o desenvolvimento de projetos autorais de inovação tecnológica.

A etapa nacional deste ano conta com 112 equipes inscritas, divididas nas categorias:

  • RoboMission: desafios práticos com robôs autônomos em campo de provas.
  • Future Innovators: projetos teóricos e soluções criativas para o tema anual, “O Futuro dos Robôs”.

Os alunos que se classificarem nesta etapa podem representar o Brasil na final mundial do WRO, marcada para ocorrer em Singapura, entre 26 e 28 de novembro.


Impacto na educação tecnológica

A participação das equipes sul-mato-grossenses evidencia o potencial de desenvolvimento técnico e criativo dos estudantes, consolidando Mato Grosso do Sul como referência em educação tecnológica e robótica no país.

Fonte: https://www.campograndenews.com.br/brasil/cidades/estudantes-representam-o-mato-grosso-do-sul-em-campeonato-global-de-robotica#goog_rewarded