
O 3º Grupamento de Bombeiros Militar registrou, em apenas um dia, sete incêndios em vegetação nas cidades de Corumbá e Ladário. As ocorrências foram atendidas em diferentes bairros, incluindo Cristo Redentor, Nova Corumbá, Popular Nova, Aeroporto, Dom Bosco, Mista e também na região do Porto, em Ladário.
Estiagem aumenta o risco de queimadas
Durante o período de seca, a vegetação fica mais frágil e suscetível às chamas, o que facilita a propagação do fogo e dificulta o controle das equipes de combate. O tempo seco e a baixa umidade contribuem para que pequenos focos rapidamente se transformem em incêndios de grande proporção.
Atitudes que devem ser evitadas
O Corpo de Bombeiros reforça a necessidade de prevenção e alerta a população para que adote cuidados básicos que podem salvar vidas, preservar o meio ambiente e proteger o patrimônio. Entre as principais recomendações estão:
- 🚫 Não realizar queimadas para limpeza de terrenos.
- 🚭 Evitar jogar bitucas de cigarro em vias públicas, terrenos baldios ou margens de rodovias.
- 🔥 Não utilizar fogo próximo a áreas de mata, quintais ou pastagens.
- 🗑️ Descartar corretamente o lixo doméstico e entulhos.
- 📞 Acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ao identificar qualquer foco de incêndio.
Conscientização é a chave
Segundo os bombeiros, a participação da comunidade é fundamental para reduzir os riscos durante o período de estiagem. Cada atitude preventiva contribui para a proteção da saúde, do meio ambiente e da segurança da população.
Fonte: https://www.diarionline.com.br/index.php?s=noticia&id=152597