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A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) anunciou ontem a aprovação da modelagem para a concessão da hidrovia do Rio Paraguai, enviando o processo ao Ministério de Portos e Aeroportos. O projeto prevê a “privatização” da via aquaviária, delegando à empresa vencedora da licitação a responsabilidade de melhorar o transporte, com foco na remoção dos bancos de areia que impactam especialmente o transporte de minério de ferro.

Aprovação do Modelo de Concessão

Após a análise do Ministério, será realizada uma audiência pública para receber sugestões e aprimorar a proposta. O modelo inclui a implementação de serviços essenciais, como dragagem e sinalização, além de investimentos em infraestrutura para garantir uma navegação mais segura e eficiente.

O Impacto da Concessão para a Navegação

A concessão abrange um trecho de 600 km da hidrovia, entre Corumbá e a Foz do Rio Apa, e o leito do Canal do Tamengo. Nos primeiros cinco anos, a empresa vencedora se comprometerá a realizar melhorias significativas, como a construção de galpões industriais e a aquisição de equipamentos, com um investimento estimado de R$ 63,8 milhões.

A concessão terá duração inicial de 15 anos, com a possibilidade de prorrogação por mais 15 anos. Durante esse período, o transporte de cargas será tarifado, com valores definidos a partir da conclusão dos serviços iniciais, enquanto o transporte de passageiros e cargas de pequeno porte ficará isento de taxas.

Projeções de Crescimento e Desafios Hídricos

O transporte de cargas pelo Rio Paraguai deverá atingir entre 25 a 30 milhões de toneladas até 2030, representando um aumento significativo em relação aos números atuais. No entanto, o setor também enfrenta desafios devido à instabilidade hídrica. O nível do rio, que recentemente atingiu seu menor patamar em 124 anos devido à seca, pode afetar o transporte de minérios e grãos, prejudicando a movimentação de mercadorias e a economia local.

A concessão da hidrovia também introduz medidas para mitigar os efeitos das estiagens severas, como a criação de uma Zona de Referência Hidrológica Contratual, que ajudará na gestão dos riscos associados à variabilidade do nível da água.

O Futuro da Hidrovia

Com o aumento da navegação, a hidrovia do Rio Paraguai se tornará um eixo estratégico para o transporte de mercadorias, especialmente grãos e minérios, impulsionando o desenvolvimento econômico da região pantaneira. As expectativas são altas para que a concessão traga mais investimentos, segurança e eficiência, beneficiando não apenas o setor comercial, mas também a qualidade da navegação em todo o estado.

Fonte: https://correiodoestado.com.br/economia/agencia-federal-aprova-a-privatizacao-da-hidrovia-do-rio/440707/