3 min 20 minutos

Com umidade do ar despencando para níveis críticos, 72 municípios de Mato Grosso do Sul estão sob alerta devido ao clima extremamente seco, semelhante ao de desertos. O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e é válido até às 20h desta quarta-feira (23).


Clima Desértico se Intensifica no Estado

A umidade relativa do ar pode chegar a apenas 20%, número muito abaixo dos 60% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa condição é típica do inverno sul-mato-grossense, mas neste ano, tem se intensificado de forma preocupante.

Cidades como Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá estão entre as afetadas.


Riscos à Saúde e Perigo de Incêndios

Com o tempo extremamente seco, aumentam os riscos de problemas respiratórios, desidratação e incêndios florestais. A Defesa Civil reforça a necessidade de redobrar os cuidados, principalmente com crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.


Cuidados Recomendados:

  • Beba bastante água ao longo do dia;
  • Evite atividades físicas entre 10h e 16h;
  • Não se exponha ao sol nos horários mais quentes;
  • Use umidificadores ou bacias com água nos cômodos para amenizar os efeitos do clima seco.

Lista de Municípios Atingidos

Entre as 72 cidades em alerta estão Água Clara, Amambai, Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bonito, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Porto Murtinho, Três Lagoas, entre muitas outras. Todas enfrentam condições de baixa umidade e alta probabilidade de queimadas.


Recorde de Baixa Umidade em Campo Grande

Na terça-feira (21), Campo Grande registrou a menor umidade entre todas as capitais do Brasil, marcando apenas 26%. O mesmo padrão foi visto em cidades como Aquidauana e Amambai, com índices inferiores a 30%.


Alerta da Defesa Civil

A Defesa Civil orienta que qualquer sinal de incêndio deve ser imediatamente comunicado ao Corpo de Bombeiros pelo número 193. Para mais orientações, o telefone da Defesa Civil é 199.

Fonte: https://www.campograndenews.com.br/meio-ambiente/baixa-umidade-castiga-ms-e-deixa-72-municipios-sob-clima-de-deserto