2 min 10 meses

Três tuiuiús foram resgatados na região da Barra do São Lourenço, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, após o ninho onde estavam ser destruído pelo fogo. Um dos pássaros sofreu uma fratura na asa ao ser atingido por um galho, enquanto tentava escapar das chamas.

Brigadistas agem rapidamente no resgate

O resgate ocorreu na noite de sexta-feira (18) e foi conduzido por brigadistas do Alto Pantanal e do Prevfogo, com apoio remoto de veterinários do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), sediado em Corumbá. O atendimento emergencial foi realizado logo após o animal cair do ninho devido ao incêndio na região.

Atendimento e transferência para reabilitação

Os brigadistas imobilizaram a asa do tuiuiú ferido com a orientação dos veterinários por videochamada. Após os primeiros socorros, os animais foram transferidos de helicóptero para Corumbá e, posteriormente, serão encaminhados para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), localizado em Campo Grande.

Fogo no Pantanal

Este resgate ocorre em um contexto de intensificação dos incêndios florestais no Pantanal. No mês de junho, 12 cidades da região decretaram estado de emergência devido aos incêndios, incluindo Corumbá, Porto Murtinho e Jateí. Esses episódios, como o que ficou conhecido como a “Muralha de fogo”, demonstram a gravidade da situação na área.

Fonte: https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2024/10/19/tuiuiu-e-resgatado-apos-ser-derrubado-de-ninho-que-pegou-fogo-no-pantanal.ghtml