3 min 10 meses

Vencer é sempre ótimo, mas derrotar a Argentina é ainda melhor. E foi exatamente isso que os brasileiros puderam comemorar neste domingo (06), ao assistir a seleção de futsal do Brasil retornar ao topo mundial após 12 anos.

O hexacampeonato foi garantido com uma vitória por 2 a 1 sobre os maiores rivais. Ferrão e Rafa Santos marcaram os gols brasileiros, enquanto o goleiro Willian teve uma performance espetacular, fazendo a torcida vibrar na Humo Arena, em Tashkent, Uzbequistão. Um dos grandes destaques da equipe, a defesa brasileira sofreu apenas seis gols durante toda a competição, e mais uma vez brilhou na final, resistindo à pressão argentina desde o primeiro tempo. Quando os argentinos conseguiram superar a marcação, Willian brilhou com defesas excepcionais, consolidando sua atuação histórica no futsal.

Getty ImagesGoleiro Willian comemora defesa durante Brasil x ArgentinaNo ataque, embora o Brasil tenha chutado menos vezes (61 a 34) e acertado o gol em menos oportunidades (26 a 11), foi mais eficiente. Ferrão aproveitou bem uma cobrança de falta, e Rafa Santos contou com um pouco de sorte para alterar o placar. Ambos os gols foram marcados no primeiro tempo.

Rosa descontou nos minutos finais, quando a Argentina já usava o goleiro-linha. Embora Brasil e Argentina sejam adversários tradicionais no futsal, esta foi a primeira vez que as duas seleções se enfrentaram na final de uma Copa do Mundo. No último torneio, em 2021, os argentinos eliminaram o Brasil na semifinal por 2 a 1. Portanto, além de garantir o título, a vitória deste ano serviu como uma revanche para a seleção brasileira.

Com títulos em 1989, 1992, 1996, 2008, 2012 e agora em 2024, o Brasil não chegava à final da Copa do Mundo há 12 anos. Em 2016, a equipe foi eliminada pelo Irã nas oitavas de final, e no Mundial seguinte, terminou em terceiro lugar. Caso não tivesse conquistado o troféu neste domingo, o Brasil registraria o maior período sem títulos de sua história no futsal.

Edição: Globo Esporte

Fonte: https://www.diarionline.com.br/?s=noticia&id=147313