
Aumento de Pedágio na BR-163: O Que Está por Vir
A CCR MSVia, concessionária responsável pela gestão dos 845 quilômetros da BR-163 em Mato Grosso do Sul, confirmou um reajuste significativo nas tarifas de pedágio. A empresa irá aumentar o valor em até 101% nos próximos quatro anos, impactando diretamente os motoristas que utilizam a rodovia. Mesmo com um crescimento de 28% na arrecadação nos primeiros nove meses de 2024 em relação ao ano anterior, a concessionária ainda opera com prejuízos expressivos.
Faturamento e Prejuízos Acumulados
O relatório financeiro do terceiro trimestre de 2024 mostra que o faturamento da CCR com pedágios alcançou R$ 169 milhões, superando os R$ 131,8 milhões do mesmo período em 2023. Somente entre julho e setembro, os usuários desembolsaram R$ 68 milhões, registrando um aumento de 17% em comparação ao ano anterior. No entanto, mesmo com o aumento nas receitas, os prejuízos da empresa cresceram 33,4%, passando de R$ 216,8 milhões para R$ 289,2 milhões.
A CCR afirma que o déficit acumulado desde o início da concessão em 2014 já ultrapassa R$ 1,31 bilhão. No terceiro trimestre de 2024, a empresa registrou perdas de R$ 100,3 milhões, o que equivale a um prejuízo diário de aproximadamente R$ 1,11 milhão.
Reajuste Tarifário e Investimentos Futuramente Prometidos
Com a repactuação aprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o preço do pedágio para pistas simples passará dos atuais R$ 7,52 a cada 100 km para R$ 15,13 em quatro anos. No primeiro ano de reajuste, os motoristas já sentirão um aumento de 33%, sem previsão imediata de melhorias visíveis na infraestrutura da rodovia.
A concessionária promete, em contrapartida, investir R$ 16,9 bilhões até 2054. Entre as obras previstas estão a duplicação de 203 km de pistas, criação de 147 km de terceiras faixas, 23 km de vias marginais e melhorias em 467 km de acostamentos. Além disso, serão implementados 22 km de contornos em pista simples e 6 km em pista dupla, além de 22 novas passarelas para pedestres. No entanto, apenas R$ 9,29 bilhões deste valor serão destinados a obras efetivas, enquanto os outros R$ 7,7 bilhões serão para a manutenção operacional da rodovia.
Histórico da Concessão e Problemas de Execução
Privatizada em 2014, a BR-163 tinha como promessa inicial a duplicação total de sua extensão antes do início da cobrança de pedágio. No entanto, a CCR duplicou apenas trechos pontuais, focando em áreas de menor custo e rapidamente iniciou a cobrança. Após isso, os investimentos foram suspensos, e a empresa chegou a devolver a concessão ao governo, operando atualmente sob termos aditivos.
O contrato atual prevê o encerramento em março de 2025, quando um novo acordo de concessão deverá ser firmado, estendendo a administração da rodovia por mais dez anos além do previsto inicialmente.
Impacto no Bolso dos Motoristas
Com o aumento expressivo das tarifas e a promessa de investimentos a longo prazo, motoristas e empresas de transporte deverão ajustar seus orçamentos para lidar com o aumento dos custos de viagem na BR-163. A repactuação e os novos valores do pedágio devem influenciar diretamente o transporte de cargas e passageiros em Mato Grosso do Sul, um dos estados mais dependentes da rodovia para o escoamento de produtos e mercadorias.
Fonte: https://correiodoestado.com.br/cidades/com-prejuizo-diario-de-r-11-milhao-ccr-podera-elevar-pedagio-em/439265/