
O Flamengo derrotou o Palmeiras por 3 a 2, neste domingo (19), no Maracanã, em confronto que parecia uma “final antecipada” do Brasileiro. Com isso, as duas equipes agora somam 61 pontos, mas o Verdão segue na ponta por ter uma vitória a mais.
Jogo intenso e virada dramática
O confronto teve momentos de alta tensão. O Palmeiras abriu o placar, mas foi superado com gols de Arrascaeta, Jorginho (de pênalti) e Pedro, que decidiu a partida. No fim, Gustavo Gómez ainda descontou, mas não foi suficiente para evitar a derrota alviverde. A partida foi disputada em ritmo acelerado, com alternância de domínio e lances de perigo para ambos os lados.
VAR sob fogo: áudio revela decisão polêmica
Logo no ínicio da partida, aos 2 minutos, o Palmeiras reclamou de um empurrão de Jorginho em Gustavo Gomez, a CBF divulgou o áudio do VAR referente ao lance. No diálogo registrado, o árbitro da cabine disse:
“Wilton, pode seguir. Os dois braços estão estendidos e não faz a flexão com impacto para empurrão.”
Ou seja, os árbitros entenderam que o contato não configurava infração significativa.
No mesmo áudio, fala-se sobre o pênalti marcado para o Flamengo:
“Wilton, foi checado duas possíveis faltas. Na origem da jogada não faz parte da fase de ataque … depois o Pedro tem um encontrão … o pênalti está confirmado.”
Esses trechos alimentaram os protestos da delegação do Palmeiras, que questiona a interpretação usada pelo VAR no lance.
Briga acirrada pelo título
Com o resultado, o Flamengo soma os mesmos pontos que o Palmeiras — 61 — mas permanece em segundo por ter uma vitória a menos (18 × 19) segundo critério de desempate. A vitória dá ao time carioca animo na reta final e reduz a margem de erro para o título, enquanto o Palmeiras vê seu adversário direto mais próximo e o calendário mais apertado.
Edição: Mateus Henrique dos Santos França.