
Corumbá, 25 de setembro de 2024 — Nas últimas 24 horas, o 3º Grupamento de Bombeiros Militar atendeu seis ocorrências na região do Lampião Aceso, sendo a mais relevante o combate a um incêndio às margens da BR-262. No entanto, o impacto dessas queimadas vai além das chamas visíveis.
Fumaça e Clima Enfumaçado
O incêndio, concentrado atrás do posto fiscal Lampião Aceso, consumiu uma área de 20 mil metros quadrados. Os bombeiros agiram rapidamente, utilizando cerca de 5.000 litros de água para controlar as labaredas. No entanto, o que muitas vezes não é visível a olho nu é o efeito da fumaça resultante.
Alerta de Baixa Umidade
Além disso, a região enfrenta um alerta de baixa umidade, com risco de incêndios florestais e impactos à saúde. A pele resseca, os olhos, boca e nariz ficam desconfortáveis. Recomenda-se beber bastante líquido, evitar atividades físicas sob o sol intenso e usar hidratante para a pele. A Defesa Civil e os Bombeiros estão monitorando a situação.
As queimadas, mesmo quando controladas, deixam rastros invisíveis. O clima enfumaçado é um lembrete de como nossas ações afetam o meio ambiente e a saúde pública. Que possamos continuar a combater esses incêndios e buscar soluções sustentáveis para preservar nossas florestas e nosso planeta.
As outras ocorrências foram de emergência clínica e captura de animais.
Fonte: https://www.diarionline.com.br/?s=noticia&id=147130