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O crescimento acelerado das motos e scooters elétricas no Brasil segue em alta e deve encerrar o ano com avanço estimado de 20% em relação a 2024, segundo dados da Fenabrave. Cada vez mais populares entre trabalhadores, jovens e moradores de grandes cidades, essas pequenas elétricas estão atraindo consumidores pela economia, praticidade e baixo custo operacional.

No entanto, a partir de 1º de janeiro de 2026, os proprietários desses veículos precisarão se adaptar a um novo conjunto de regras de trânsito. As mudanças trazem exigências importantes e impacto direto na rotina de quem utiliza as chamadas “motinhas elétricas”.


🛵 Para Quem Valem as Novas Regras?

As medidas passam a valer para os veículos classificados pelo Contran como ciclomotores, categoria na qual se enquadra a maior parte das scooters e motonetas elétricas à venda no país.

Para serem consideradas ciclomotores, as características são:

  • Potência máxima de 4 kW
  • Velocidade final limitada a 50 km/h
  • Veículos a combustão até 50 cm³
  • Duas ou três rodas

Esses modelos são os mais comuns nas ruas e geralmente são utilizados em deslocamentos curtos, trabalho e entregas.


📝 O Que Muda a Partir de 2026

Com a nova legislação, tudo muda para quem usa ciclomotores. As principais exigências são:

✔️ Emplacamento Obrigatório

A partir de 2026, todas as motinhos elétricas classificadas como ciclomotores deverão estar registradas e emplacadas no Detran do estado.
Alguns locais, como o Rio de Janeiro, já preveem inclusive a cobrança de IPVA.

✔️ CNH ou ACC Passa a Ser Exigida

Os condutores precisarão possuir:

  • ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores), ou
  • CNH categoria A, válida para motocicletas.

✔️ Uso Obrigatório de Capacete

Capacete e demais equipamentos de segurança passam a ser itens obrigatórios, sem exceções.

✔️ Fiscalização Mais Rigorosa

Será intensificado o combate à circulação irregular desses veículos em:

  • ❌ Ciclovias
  • ❌ Ciclofaixas

O trânsito nesses locais permanece proibido para ciclomotores, mesmo sendo elétricos.


Prazo Para Regularização e Penalidades

O Contran estabeleceu o prazo até 31 de dezembro de 2025 para que os proprietários regularizem seus veículos sem sofrer punições.
Após essa data, quem descumprir as obrigações estará sujeito a infrações gravíssimas, como:

  • Conduzir veículo não registrado/licenciado: multa alta e remoção do ciclomotor
  • Dirigir sem habilitação (ACC ou CNH A): multa gravíssima multiplicada e retenção
  • Pilotar sem capacete: multa, pontos na carteira e suspensão do direito de dirigir

🚲 E as Bicicletas Elétricas? Regras São Diferentes

As bicicletas elétricas continuam dispensadas de emplacamento, registro e habilitação. Porém, precisam obedecer às normas de circulação definidas pelos municípios.

Para serem classificadas como bikes elétricas, elas devem atender a critérios específicos:

  • Potência máxima de 1 kW
  • Velocidade limitada a 32 km/h
  • Sem espaço para passageiros
  • Motor funcionando apenas com pedal assistido

Modelos que ultrapassam esses limites deixam de ser bicicletas e podem entrar na categoria de ciclomotores — e aí passam a seguir as mesmas regras das motinhas.

Fonte: https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2025/11/17/motos-eletricas-exigirao-cnh-e-emplacamento-em-2026-veja-o-que-muda.htm