
Uma mulher brasileira de 42 anos faleceu após realizar uma lipoaspiração em uma clínica privada localizada em Santa Cruz de la Sierra, cidade boliviana que fica a cerca de 600 km da fronteira com Corumbá (MS). A morte aconteceu na terça-feira, 27 de maio.
Causa da Morte e Suspeita de Negligência
A paciente sofreu um choque hipovolêmico — condição causada por uma grande perda de sangue — em decorrência de uma lesão na veia cava, vaso sanguíneo fundamental que transporta o sangue da região abdominal e membros inferiores de volta ao coração. Essa lesão provocou uma hemorragia interna severa, levando à morte da paciente durante o procedimento.
Autoridades Iniciam Apuração
O caso está sendo tratado pelas autoridades bolivianas como homicídio culposo, ou seja, quando não há intenção de matar, mas ocorre por imprudência ou negligência. A promotoria local e a Força Especial de Combate ao Crime (Felcc) abriram uma investigação para apurar a possível responsabilidade da equipe médica envolvida na cirurgia.
Equipe Médica Já Foi Ouvida
Três profissionais que participaram do procedimento — entre eles um instrumentador cirúrgico, um anestesista e um enfermeiro auxiliar — já prestaram depoimentos às autoridades. Outro médico que atuou na cirurgia também será ouvido nos próximos dias como parte da coleta de provas.
Família Ruma à Bolívia
Parentes da vítima, que residem no Brasil, são esperados em Santa Cruz de la Sierra ainda nesta quarta-feira para acompanhar os trâmites legais e procedimentos de repatriação do corpo, que foi levado para o necrotério de Pampa de la Isla, onde passou por exame de autópsia.
Fonte: https://www.diarionline.com.br/?s=noticia&id=151087