3 min 10 meses

As condições meteorológicas adversas, como chuvas e nuvens, podem ter impossibilitado a visualização da superlua em todo o seu esplendor na última quinta-feira (17). No entanto, se você perdeu essa chance, pode ficar tranquilo, pois o fenômeno poderá ser observado novamente até o final de 2024. De acordo com o Observatório Nacional, o próximo evento está previsto para a noite de 15 de novembro.

Registro da Superlua: Celulares Também São Eficientes

Qualquer pessoa que olhar para o céu na direção correta poderá observar a superlua. E, se você pretende registrar o fenômeno, saiba que não é necessário utilizar câmeras profissionais. Smartphones, com as configurações adequadas, podem capturar imagens impressionantes. Para conseguir o melhor resultado, recomenda-se ajustar o modo de captura para manual, além de alterar o ISO (sensibilidade à luz) e o foco para uma imagem mais precisa.

O Brilho Intenso da Próxima Superlua

Na noite de 15 de novembro, a Lua estará aproximadamente a 361,8 mil quilômetros de distância da Terra, o que faz com que seu brilho seja muito mais intenso que o habitual. Essa proximidade dá origem ao fenômeno conhecido como superlua. Especificamente em novembro, essa fase cheia também é chamada de Lua do Castor, uma referência tradicional norte-americana ao período em que os castores se tornam mais ativos e intensificam a construção de suas represas.

Entendendo o Fenômeno da Superlua

O termo “superlua” foi criado pelo astrônomo norte-americano Richard Nolle, no final da década de 1970. De acordo com sua definição informal, o fenômeno ocorre quando a Lua está no perigeu, o ponto mais próximo da Terra, ou quando está a pelo menos 90% dessa distância. Com essa proximidade, a Lua não só se torna mais brilhante, como também parece maior do que o normal, especialmente em comparação ao seu apogeu, o ponto mais distante de sua órbita.

Edição: Fidel Forato

Fonte: https://canaltech.com.br/espaco/quem-perdeu-a-superlua-tem-nova-chance-de-ver-o-fenomeno-saiba-quando/