3 min 5 dias

As fortes chuvas registradas nesta segunda-feira (13) na região da Serra do Amolar, em Corumbá (MS), trouxeram um importante alívio aos combates contra o fogo que atinge o Pantanal desde o fim de setembro. Segundo informações do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), o volume de chuva reduziu em cerca de 90% os focos de incêndio que devastavam a vegetação local desde o dia 27 de setembro.

Área atingida é de difícil acesso

Mesmo com a umidade ajudando no controle das chamas, as equipes continuam mobilizadas em uma força-tarefa para eliminar totalmente os focos remanescentes. A área afetada, situada na fronteira com a Bolívia, é de difícil acesso e já contabiliza aproximadamente 30 mil hectares de vegetação destruídos. Esse é o segundo grande incêndio registrado no Pantanal neste ano.

Neblina dificulta ações aéreas

As condições climáticas favoráveis trouxeram alívio, mas também desafios. A formação de neblina densa sobre a Serra do Amolar dificultou a visibilidade, impedindo a atuação de aeronaves durante parte desta segunda-feira. Mesmo assim, as equipes mantêm os trabalhos em solo e aguardam melhores condições para retomar as operações aéreas de monitoramento e combate.

Brigadistas continuam na linha de frente

Desde o fim de setembro, brigadistas enfrentam o fogo em terrenos acidentados, com morros, cânions e paredões de até 900 metros de altitude. A operação conta com a coordenação do IHP e do Prevfogo/Ibama, além do apoio da Defesa Civil Estadual.
No local, atuam brigadistas do Prevfogo e da Brigada Alto Pantanal, com suporte de duas aeronaves que realizam lançamentos de água nos pontos mais críticos e um helicóptero que auxilia no transporte de equipes e reconhecimento dos focos ainda ativos.

Esperança de controle total

Com a chegada das chuvas e o aumento da umidade do ar, as perspectivas são positivas para que o fogo seja completamente controlado nos próximos dias. As equipes seguem monitorando a região e reforçando as ações preventivas para evitar o surgimento de novos focos.

Fonte: https://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/chuvas-reduzem-em-90-incendio-que-atinge-serra-do-amolar