2 min 1 dia

O Governo Federal está prestes a oficializar uma Medida Provisória que prevê a distribuição gratuita de botijões de gás de cozinha para 17 milhões de famílias de baixa renda. A iniciativa, que faz parte do programa Gás para Todos, encontra-se na fase final de elaboração, conforme informou o Ministério de Minas e Energia (MME).

Alívio no Orçamento e Combate à Fome

A medida busca amenizar o impacto do custo do gás no orçamento doméstico, especialmente em um cenário de alta nos preços e aumento da insegurança alimentar no país. Em agosto de 2024, o Brasil ainda figurava no Mapa da Fome das Nações Unidas, e a previsão inicial do governo era atender mais de 20 milhões de famílias até dezembro de 2025.

Impacto Social e na Saúde Pública

Além de reduzir a pobreza energética, o programa tem um forte viés social, ao substituir o uso de lenha por uma fonte de energia mais limpa. Isso protege especialmente mulheres e crianças da exposição à fumaça tóxica, contribuindo para a saúde e o bem-estar das famílias atendidas.

Energia Limpa e Inclusão

Por meio do fornecimento gratuito do botijão de 13 kg, o governo também visa melhorar o acesso à energia doméstica para a população mais vulnerável, aliviando os gastos com alimentação e promovendo inclusão energética. A medida será financiada com recursos da União, com apoio de políticas energéticas voltadas para justiça social.


Fonte: https://www.diarionline.com.br/?s=noticia&id=152203