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Após o Ibama barrar a dragagem de manutenção do Rio Paraguai, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) decidiu acelerar a privatização da hidrovia. O objetivo é que o vencedor da licitação assuma a responsabilidade pela remoção dos bancos de areia que dificultam o transporte de produtos, principalmente minério de ferro.

Originalmente, o Rio Madeira, no norte do Brasil, era a prioridade da Antaq para concessão. Contudo, o foco foi redirecionado para o Rio Paraguai, com a promessa de que a primeira concessão seria do rio pantaneiro. A expectativa é de que o edital seja lançado até o segundo semestre de 2025.

Tarifa Atraente e Expectativa de Crescimento

A tarifa que será aplicada na concessão da hidrovia será divulgada em dezembro. Embora o valor exato ainda não tenha sido revelado, a expectativa é que a tarifa seja mais acessível do que o mercado prevê, tornando o transporte fluvial mais atrativo. A agência espera que a tarifa cubra custos com dragagem, sinalização e manutenção da hidrovia.

Recorde no Transporte de Cargas e a Crise no Nível das Águas

Em 2023, a região de Corumbá e Porto Murtinho bateu recorde histórico no transporte de grãos e minérios, com mais de 7,9 milhões de toneladas movimentadas, representando um aumento de quase 73% em relação ao ano anterior. Porém, o cenário deste ano é diferente, devido à falta de chuvas. O nível do Rio Paraguai alcançou o ponto mais baixo em 124 anos, afetando significativamente o transporte.

Desafios e Soluções para a Navegação

A falta de água nos primeiros meses de 2024 resultou em uma queda de 60% no transporte de minérios e soja em comparação ao mesmo período de 2023. Para resolver a situação e reduzir a dependência das chuvas, seria necessário remover grandes bancos de areia entre Corumbá e Porto Murtinho. No entanto, o Ibama exigiu um Estudo de Impacto Ambiental, o que pode atrasar a liberação da dragagem por até dois anos.

Diante disso, a Antaq propôs que a dragagem seja realizada pela empresa vencedora da licitação, como forma de contornar a burocracia governamental que impede a remoção dos bancos de areia.

Privatização e Benefícios para o Transporte

A privatização da hidrovia também deve abranger a área entre Corumbá e Cáceres, em Mato Grosso, onde já são realizadas dragagens de manutenção. A Antaq informou que a cobrança de pedágio só será permitida após a implementação das melhorias previstas, como sinalização e balizamento, elementos essenciais para tornar os rios brasileiros verdadeiramente hidroviários, e não apenas vias navegáveis.

No Brasil, dos 42 mil quilômetros de vias navegáveis, apenas 19.200 quilômetros são utilizados efetivamente para o transporte de mercadorias. O sistema hidroviário tem potencial para reduzir custos, com uma barcaça transportando o equivalente a 60 carretas. Comparado ao transporte rodoviário, o modal hidroviário oferece uma economia de 30% nos custos e emite significativamente menos dióxido de carbono (CO2).

Com a privatização do Rio Paraguai, a Antaq prevê um aumento de até quatro vezes no volume de carga transportado, o que trará benefícios tanto para o setor de transporte quanto para a economia nacional.

Fonte: https://correiodoestado.com.br/cidades/apos-veto-a-dragagem-antaq-acelera-privatizacao-do-rio-paraguai/440234/